EMOVERE

Apresentação

A palavra EMOÇÃO deriva do latim emovere. Há teorias sobre emoção desde a Grécia antiga, assim como Platão e Aristóteles também já se dedicavam ao tema. Hoje encontram-se teorias sofisticadas nos trabalhoso científicos de todas as linhas teóricas que discutem a aprendizagem de crianças e jovens em idade escolar pautadas pela emoção, ou pela falta dela em equilíbrio e em harmonia com a natureza.

As teorias não são excludentes. Elas integram, de forma interdisciplinar, um complexo arcabouço teórico a respeito do que se tornou hoje em dia o maior desafio educacional do Brasil. Crianças de classes sociais mais pobres muitas vezes não aprendem porque o emocional delas encontra-se desintegrado. Crianças de classes sociais mais ricas muitas vezes não aprendem porque o emocional delas também não se encontra em saudável desenvolvimento. Crianças e jovens com à falta de trabalho, da escola, com o emocional a que todos nós temos que receber cuidado e amparo. Professores públicos e privados muitas vezes não acolhem e amparam os alunos porque não entendem que a emoção antecipa a linguagem. E, assim, alunos em todas as séries, ficam sem o vínculo afetivo, tão salutar ao desenvolvimento deles como humanos, como homens autônomos e socializados e como aprendizes. O resultado disso tudo é uma educação que só traz conteúdos, mas se esquece de que o homem é formado também pelo seu equilíbrio emocional, parte imprescindível do verdadeiro processo educativo. O professor Doutor Geraldo Peçanha de Almeida, desenvolveu um programa integrado de formação continuada, pautada em múltiplas perspectivas de trabalho, que atende professores de educação infantil e de ensino fundamental e médio. É um programa que definitivamente ensina como trabalhar com afetividade na escola em todos os níveis da educação básica. Esse programa prevê uma formação sólida, 100% presencial, com material incluso e atendimento particular e personalizado para cada profissional que integrar o grupo de alunos em formação. Tida essa estrutura visa qualificar educadores em geral, para lidar com conflitos escolares, humanos e suas dificuldades.

O programa tem 40 horas de duração e pode ser adquirido por escolas particulares, secretarias municipais e estaduais de educação ou por qualquer empresa que visa trazer o humano para o centro do processo de formação intelectual.

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

O EMOVERE – PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO BASEADA NA APRENDIZAGEM, NO CUIDADO E NO AFETO, está estruturado em quatro dimensões :

10 Horas

Estudos teóricos: momento em que o professor receberá formação adequada a partir de teorias fundamentadas na neuropsicologia, na educação por princípios, na teologia comunitária e na cultura de paz.

10 Horas

Estudos de casos: momento em que o professor começará a lidar com situações práticas do cotidiano escolar. Com simulações ou com estudos reais o professor será capaz de pensar, a partir de uma multiplicidade de conceitos, quais são as saídas mais pertinentes para cada caso e a razão de escolher uma determinada saída e não outra. É o empowerment do sujeito e de sua teia social.

10 Horas

Autoconhecimento: momento em que o professor irá perceber suas fraquezas, suas potencialidades e como trabalhar com elas perante o grupo do qual é o líder ou o responsável. É quando o professor irá receber formação para lidar com seus próprios conflitos, conflitos esses que muitas vezes se apresentam e se misturam aos de sala de aula formando um todo complexo e difícil.

10 Horas

Práticas de trabalho em grupo e individual: momento em que o professor irá apren- der como lidar com grupos ou como lidar com situações pontuais. É uma complemen- tação de etapa anterior, mas com um foco em sala de aula ou em famílias específicas.

CERTIFICADO DO EMOVERE

Há certificação para todos os professores que completarem as 4 etapas do programa, totalizando 100% de frequência do curso e que ao mesmo tempo atingir a avaliação satisfatória referente aos conteúdos trabalhados. Com esta certificação o aluno estará apto a trabalhar em escolas, centros de educação infantil, projetos sociais, empresas ou em qualquer ambiente onde se desenvolva projetos educativos.

MATERIAL INCLUSO NO EMOVERE

  • Caixa personalizada
  • Apostila
  • DVD
  • Sistema de avaliação – on line
  • Certificado