PALESTRAS

Para ter qualquer uma das palestras abaixo no seu evento, clique no botão Agendar.

A maior e mais difícil mudança para a escola

Tema 01

Como entender, gerenciar e solucionar conflitos escolares entre alunos, ou entre professores e alunos e ainda interferir no desinteresse e na falta de motivação de todos para com a escola?

Tema 02

Por onde começar a trabalhar para solucionar as dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e produção de textos dos alunos de educação básica?

Tema 03

Novas formas de trabalhar os conteúdos a partir de mapas conceituais: técnicas, metodologias e práticas envolvendo todas as disciplinas do currículo.

Tema 04

Os métodos de avaliação mais pertinentes em cada idade e série. Eles existem, mas como colocá-los em prática para melhorar o rendimento dos alunos e da escola?

Tema 05

A gestão escolar na prática: fatos, dados, índices e indicadores como ferramentas de gerenciamento escolar.

Tema 06

E quando os filhos não podem ser aquilo que os pais sonharam? Orientação e diálogo com pais em tempos de sociedade desorientada e em transformação.

Tema 07

Emoção na sala de aula: bases conceituais e científicas para o trabalho com as competências socioemocionais das crianças e dos adolescentes.

Tema 08

Sequência didática na educação infantil: o que é e como se faz?

Tema 09

O professor inesquecível: atitudes e comportamentos necessários para aqueles que querem amar (ou descobrir) ainda mais o ofício de educar.

Tema 10

Teoria e prática em psicomotricidade: atividades, gestos e atitudes baseados nas ações de corpo e mente.

Tema 11

Ler, escrever e pensar; práticas de desenvolvimento de gosto pelas múltiplas possibilidades de leituras.

Tema 12

Práticas de alfabetização e letramento: desvendando os mistérios e as atitudes dos educadores que alfabetizam com encantamento e competências.

Tema 13

Bases neuropsicológicas da aprendizagem: o que as ciências do cérebro e da saúde podem fazer para ajudar na compreensão da aprendizagem e do comportamento de crianças e jovens em idade escolar?

Tema 14

A medicalização da educação: como entender, ajudar e trabalhar com crianças que fazem uso de medicamento, a exemplo da ritalina?

Tema 15

Minha escola recebeu alunos para inclusão. O que faço agora? Metodologia de trabalho inclusivo baseado no cuidado, no afeto e na empatia.

Tema 16

Educação infantil baseada na tríade: cuidado, amparo e afeto. As novas orientações afeto-emocionais para o trabalho em creches e em centros de educação infantil - CMEIS.

Tema 17

Limites: educar com amor e coerência nas ações diárias da escola e da família

Tema 18

Para abrir o coração: o trabalho docente como prática de felicidade